Na mídia, constantemente ouvimos falar sobre como os microrganismos (bactérias, fungos, leveduras, vírus, parasitas) podem causar doenças, sendo altamente perigosos para a humanidade. Será mesmo que esse seres só causam prejuízo?
Desde que sabemos da existência dos microrganismos, sempre houve polêmica sobre a razão dos mesmos causarem tanto medo na sociedade. A começar pelas grandes doenças que atingiram a humanidade como a peste negra, a pior epidemia da Europa no século 14. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença era transmitida para o homem através de uma pulga presente em roedores, como o rato. Também podemos citar a gripe espanhola, em 1918, causada pelo vírus Influenza, um dos maiores carrascos da humanidade.
Vírus H5N1 tipo selvagem de origem aviaria, vista de microscópio. Fonte: University of Viscosin-Madison
Se refletirmos sobre o outro lado dessa questão, provavelmente a espécie humana não teria chegado até hoje sem a ajuda destes seres microscópicos. Alguns pesquisadores afirmam que, no total, existe um número superior a 10 bilhões de bactérias em nosso corpo, divididas em mais de 200 espécies diferentes, que auxiliam em diferentes funções do nosso organismo.
“Se você não gosta de bactérias, você está no planeta errado” ― Steven Brand
Na área alimentar, quem não gosta de um bom iogurte? Devemos isso a duas bactérias: Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus. Elas realizam o processo de fermentação que utiliza o açúcar contido no leite e o transforma em iogurte.
O que seria de nós em comemorações, quando queremos tomar aquela cerveja gelada ou um bom vinho? Ambos são produzidos através da fermentação alcoólica, por uma levedura chamada Saccharomyces cerevisiae, conhecida também por ser utilizada como fermento biológico do pão.
Levedura Saccharomyces cerevisiae.Fonte: Science News
No campo da medicina, devemos lembrar que muitos diabéticos puderam melhorar sua qualidade de vida graças a uma bactéria. Antigamente, utilizava-se insulina extraída do pâncreas de porcos, mas hoje em dia é possível produzir insulina humana sintética através do uso da bactéria Escherichia coli modificada geneticamente.
Microrganismos podem ser arte também: cultura de E. coli representando o HMS Beagle,o navio utilizado por Charles Darwin. Fonte: Daily Mail
Outra aplicação muito conhecida, usada em tratamentos estéticos por muitas mulheres, é a aplicação de Botox nos lábios aos quais confere um aspecto mais jovem. Essa substância é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Para se ter noção da importância dos microrganismos, foi inaugurado na Holanda um “zoológico” de Microrganismos, o Micropia, um museu para se conhecer as diferentes formas e como vivem estes seres.
Foto do Museu dos Microrganismos. Fonte: Biofabricate
Portanto devemos lembrar que os microrganismos não trazem somente malefícios, são também necessários em várias setores como indústria, saúde e meio ambiente. Se antes você pensava que era ruim com eles, agora sabe que seria bem pior sem eles.
“Felicidade e bactérias possuem uma coisa em comum, elas se multiplicam pela divisão”! – Rutvik Oza